Cresce o uso de tecnologia limpa na construção civil
A idéia é que a engenharia esteja alinhada com o meio ambiente para combater as alterações climáticas
A indústria imobiliária é responsável por 5% da emissão mundial de gases causadores do efeito estufa. No Brasil, a construção civil responde por 8,5% do PIB (dados de 2006), sendo que o setor consome 75% dos recursos naturais, dos quais desperdiça cerca de 90% durante o tempo de vida útil do prédio.
Na modernidade, a idéia é que a engenharia esteja alinhada com o meio ambiente para combater as alterações climáticas. Há mais de uma década os green buildings, idealizados por arquitetos e ecologistas, viraram tendência mundial e o Brasil também entra nessa "onda verde".
Além de utilizar racionalmente a água e a energia, renomadas companhias, como a Matec Engenharia e Construtora Mello Júnior, têm adicionado à lista de compras os produtos oferecidos pela Adespec, fornecedora de soluções inovadoras em adesivos e selantes de alto desempenho, isentos de solventes, compostos orgânicos voláteis (VOC) e isocianatos, que não agridem a saúde do homem, não contaminam o meio ambiente, não contribuem para o aumento do efeito estufa e garantem adequada selagem, evitando as perdas de energia causadas por fugas de ar condicionado e/ou calefação.
"Unir o lucro ao bom senso é a grande saída para quem deseja se estabelecer no mercado. Enquanto as empresas veteranas do setor procuram investir em pesquisa e desenvolvimento e em mudanças na sua linha de produção, a Adespec foi criada para este mercado limpo", afirma Flávio Teixeira Lacerda, diretor geral da Adespec.
Crescimento do mercado impulsionou criação de novas tecnologias:
A companhia desenvolveu duas tecnologias inovadoras de alto desempenho, a exclusiva Pesilox e uma base água, que se tornaram carros-chefes de vendas. O Pesilox, que levou cinco anos para ganhar fórmula definitiva e consumiu mais de R$ 1 milhão em estudos, funciona em praticamente todos os tipos de substratos, como vidros, alvenaria, metais, madeiras, placas cimentícias, granitos, etc.
Além disso, cola em áreas úmidas, resiste à intempéries e variações de temperatura de -40 C a +120 C sem retração e/ou craqueamento e sem manchar os materiais. Estas características tornam a tecnologia Pesilox a solução ideal para juntas de fachadas, pisos e todas as vedações encontradas nas construções.
O Prego Líquido, com tecnologia base água, levou aproximadamente um ano para ser desenvolvido e possui aplicabilidade inovadora, podendo ser utilizado em ambientes externos por resistir a altas e baixas temperaturas (de -40ºC a +200ºC), ou com grande circulação de pessoas, além de funcionar como impermeabilizante em superfícies diversas (sacadas, lajes, calhas, dentre outras).
Construção verde:
Os green buildings são construções que empregam alta tecnologia para reduzir os impactos negativos causados ao meio ambiente e ao ser humano pelos contaminantes, pelos compostos orgânicos voláteis causadores do efeito estufa e pelo excessivo uso dos recursos energéticos não renováveis em função das perdas de calefação e/ou refrigeração resultantes de vedações de má qualidade.
Oferecem melhor qualidade de vida aos ocupantes e benefícios financeiros para os empresários do ramo. Os empreendimentos são submetidos a protocolos internacionais de certificação que atestam seu desempenho.
"Em países europeus, observa-se uma tendência de banimento de solventes e o estímulo à produção de materiais que contribuam para a redução dos poluentes lançados. Boas práticas como essas se traduzem em construções de alta durabilidade, no entanto o caminho rumo às moradias sustentáveis será longo", conclui Lacerda.
No Brasil, o marco do setor foi a instituição, em 2007, do Green Building Council Brasil e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.
Sobre a Adespec
A Adespec é uma empresa fornecedora de soluções inovadoras em adesivos e selantes de alto desempenho, completamente isentos de solventes, compostos orgânicos voláteis (VOC) e isocianatos, o que atende aos padrões de eficiência em tecnologia limpa e impacto sobre o meio ambiente. É considerada a única "empresa verde" do setor e a primeira a oferecer uma linha completa de produtos com 0% de VOC para colar e vedar qualquer tipo de material, os quais não agridem a saúde do ser humano, não contaminam o meio ambiente e não contribuem para a geração do efeito estufa.
O escritório de negócios e o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Adespec estão sediados no Cietec, a maior incubadora de empresas da América Latina, localizada na USP. Seus principais produtos são a linha de selantes-adesivos Pesilox e as colas FixTudo e Prego Líquido, ideais tanto para utilização na indústria e na construção civil, especialmente em green buildings, como no artesanato e no lar.
|